Homem de 24 anos é preso por explosão no local do discurso do primeiro-ministro Kishida
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, ficou ileso após um homem ter uma bomba no local de um discurso de campanha, no oeste do Japão no sábado.
Kishida deixou o local após a explosão e foi confirmada a sua segurança. As autoridades dizem que um policial sofreu ferimentos leves.
Kishida estava visitando o Porto Saikazaki na Prefeitura de Wakayama na manhã de sábado (15), para oferecer apoio ao candidato de seu partido em uma eleição planejada para o final deste mês. Seu discurso no porto de pesca foi cancelado.
A polícia prendeu Kimura Ryuji, de 24 anos, que vive na cidade de Kawanishi, na prefeitura de Hyogo. Ele está preso por suspeita de obstrução forçada dos negócios. O suspeito permaneceu em silêncio.
Fonte investigadora disse à NHK que o suspeito tinha dois objetos cilíndricos, um dos quais explodiu. O outro foi apreendido pelas autoridades.
Mais tarde, Kishida prosseguiu com um discurso planejado em frente à Estação JR Wakayama.
Kishida disse: “Estamos realizando uma eleição importante em todo o país e temos que trabalhar juntos para levá-la até o fim”.
O próximo discurso de Kishida foi proferido na prefeitura de Chiba. Este turno das eleições locais acontecerá em 23 de abril, quando os eleitores escolherem prefeitos e membros da assembléia em municípios menores. As eleições parciais para preencher as vagas em cinco assentos das câmaras inferiores e superiores também serão realizadas no dia 23 de abril.
Fontes investigativas dizem que o objeto cilíndrico que se acredita ter explodido no local do discurso planejado do Primeiro Ministro Kishida é feito de metal. Eles dizem que a explosão estilhaçou o tubo.
A polícia diz ter apreendido dois objetos no local. Relatos de testemunhas oculares sugerem uma luz sobre um objeto iluminado antes de sua explosão. A polícia suspeita que pode ser o que é conhecido como uma “bomba de tubo de ferro”.
Este tipo de explosivo é feito selando cada extremidade de um tubo embalado com pólvora e equipado com um detonador. Tal bomba explode quando a pressão de ar dentro do tubo atinge um certo nível depois que a pólvora se inflama.
A polícia acredita que o suspeito estava de posse de outra quando foi detido. Eles dizem que não houve explosão, e planejam analisar o mecanismo em detalhes.
O ex-primeiro ministro, Abe Shinzo, foi assassinato a tiros na cidade de Nara em julho passado. Ele estava fazendo um discurso durante uma campanha eleitoral. Yamagami Tetsuya, 42 anos, foi indiciado por várias acusações, incluindo assassinato.
- Rússia intensifica ofensiva antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 11:05 am
- Turistas buscam refresco em caverna calcária no Japão - 15 de agosto de 2025 10:43 am
- Zelenskyy e Starmer reforçam união antes de cúpula Trump-Putin - 15 de agosto de 2025 10:28 am