Governos locais do Japão foram orientados a se preparar para um possível lançamento de projéteis da Coreia do Norte
O governo japonês pediu aos governos locais que se preparem para a possível queda de partes de um projétil norte-coreano e outros perigos, já que o Norte parece estar planejando lançar o que chama de satélite de reconhecimento militar.
Pyongyang afirma que o lançamento está em seus estágios finais de preparação.
Em uma reunião em Tóquio na terça-feira, o governo japonês disse aos governos locais que emitirá informações de evacuação se achar que um projétil norte-coreano pode sobrevoar o Japão ou se parte dele pode cair em território japonês. O alerta será emitido por meio do sistema nacional de alerta antecipado J-Alert.
O sistema também será usado para notificar o público quando não houver mais necessidade de evacuação, como, por exemplo, quando for confirmado que o projétil não sobrevoará o Japão.
O governo também disse às autoridades locais para garantir que o sistema e os procedimentos para notificar os residentes sobre o perigo funcionem adequadamente.
Na reunião, o governo revelou que realizará um exercício na quarta-feira para transmitir informações de emergência na prefeitura de Okinawa, no sudoeste do país. O que o Norte chamou de satélite sobrevoou a província.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am