FMI reduz previsão de crescimento global em 2023
O Fundo Monetário Internacional reduziu sua previsão de crescimento global para 2,8% para este ano, 0,1 ponto percentual abaixo da projeção anterior em janeiro.
O FMI divulgou seu último relatório “World Economic Outlook” na terça-feira (11).
O fundo diz que o crescimento global está previsto para se estabelecer em 3 por cento em 2024.
O relatório diz que, embora as taxas de aumento de preços estejam geralmente em uma tendência de declínio global, a inflação permanece teimosamente alta. Também cita a recente turbulência no setor financeiro, incluindo as falências dos bancos americanos.
O relatório diz que os efeitos colaterais do rápido aumento das taxas de juros pelos bancos centrais estão se tornando aparentes, já que os temores de contágio aumentaram em todo o setor financeiro em geral.
Ele também adverte que mais possíveis falhas no setor bancário podem ter um sério impacto na economia global.
O diretor do Departamento de Pesquisa do FMI, Pierre-Olivier Gourinchas, disse aos repórteres que o fundo tem advertido, repetidamente, sobre os efeitos colaterais das altas das taxas de juros e outras medidas de contenção monetária.
Ele disse que um forte aperto das condições financeiras globais teria um impacto dramático nas condições de crédito e nas finanças públicas, especialmente em mercados emergentes e economias em desenvolvimento.
- Falta de mão de obra reduz entregas de onigiri no Japão - 12 de fevereiro de 2026 9:25 pm
- Analistas preveem expansão do PIB japonês no fim de 2025 - 12 de fevereiro de 2026 9:21 pm
- China rejeita acusações dos EUA sobre testes nucleares - 12 de fevereiro de 2026 9:15 pm
















