Filipinas anunciam mais quatro bases militares americanas
O governo filipino anunciou mais quatro locais no país a serem utilizados pelo pessoal militar dos EUA como parte dos esforços para se defender da China.
O gabinete presidencial fez o anúncio na segunda-feira (3). A medida foi tomada depois que os países concordaram, em fevereiro, em disponibilizar mais quatro locais para as forças norte-americanas, além dos cinco locais designados no âmbito de um acordo bilateral.
Os quatro locais incluem uma base naval, uma base do exército e um aeroporto civil, todos no norte da Ilha de Luzon. Eles estão próximos ao Estreito de Taiwan.
O restante fica em uma ilha na costa sul da província de Palawan ocidental. A província enfrenta o Mar do Sul da China, onde nos últimos anos a China tem intensificado as atividades marítimas.
A expansão da presença militar dos EUA nas Filipinas é vista como uma tentativa de ambos os países de aumentar a dissuasão contra a escalada das atividades militares chinesas na região.
Alguns líderes filipinos, no entanto, estão relutantes em permitir que os militares americanos expandam sua presença no país, pois estão preocupados em ser apanhados em uma disputa entre os EUA e a China. O governador de Cagayan se opõe a receber tropas americanas na província.
O gabinete presidencial enfatizou que esses locais são “adequados e mutuamente benéficos”. As autoridades disseram que os locais também seriam usados para operações humanitárias e de socorro no caso de um desastre.
- Sons do Brasil recebe Apá Silvino na edição 534 - 22 de julho de 2025 1:14 am
- Avião da Força Aérea bengali cai em colégio e mata 19 em Daca - 22 de julho de 2025 1:00 am
- Universidade em Tokyo celebra o Dia do Mar com atrações únicas - 22 de julho de 2025 12:51 am