Fabricante de chips dos EUA processa IBM por revelar segredos comerciais
Um grande fabricante de chips dos EUA processou a IBM por compartilhar propriedade intelectual confidencial e segredos comerciais com seus parceiros.
A GlobalFoundries disse na quarta-feira (19), que entrou com a ação no tribunal federal do Distrito Sul de Nova York.
A queixa diz que a GlobalFoundries “está pedindo indenização e danos punitivos”, bem como uma liminar contra a IBM para evitar mais divulgação ilegal e uso de segredos comerciais.
A queixa diz que a GlobalFoundries desenvolveu tecnologia em colaboração com a IBM ao longo de décadas. Ela argumenta que a GlobalFoundries ganhou “o direito único e exclusivo de licenciar e divulgar” a tecnologia em 2015, quando adquiriu o negócio de microeletrônica da IBM.
Mas a reclamação alega que a IBM revelou ilegalmente a propriedade intelectual e segredos comerciais da GlobalFoundries a seus parceiros, incluindo o consórcio japonês de chips Rapidus.
Também acusa a IBM de “injustamente receber potencialmente centenas de milhões de dólares em renda de licenciamento e outros benefícios”.
A Rapidus foi formada por investimentos de oito empresas japonesas, incluindo a Toyota Motor, Sony Group e a gigante de telecomunicações NTT. Ela tem uma parceria com a IBM para realizar a produção em massa de semicondutores avançados.
A IBM considera as alegações “totalmente infundadas” e diz estar “confiante de que o tribunal concordará”. Ela também nega que o caso terá qualquer efeito em seu acordo com a Rapidus.
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am
- Netanyahu intensificará ofensiva em Gaza - 5 de agosto de 2025 5:51 am