29.9 C
Kóka
sexta-feira, 27 junho, 2025 9:18: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Especialistas pedem o fim do programa de trainee técnico

Um painel do governo japonês solicitou o fim do programa de trainee técnico estrangeiro do país e a criação de um novo sistema para facilitar a permanência e o trabalho de estrangeiros no Japão a médio e longo prazo.

Especialistas pedem o fim do programa de trainee técnico

Um painel do governo japonês solicitou o fim do programa de trainee técnico estrangeiro do país e a criação de um novo sistema para facilitar a permanência e o trabalho de estrangeiros no Japão a médio e longo prazo.

Na sexta-feira (28), o painel de especialistas emitiu seu relatório provisório sobre a estrutura, que foi projetada para permitir que pessoas, principalmente de países em desenvolvimento, aprendam habilidades profissionais.

Mas o programa tem sido amplamente criticado por ser usado para suprir a falta de mão de obra em setores que envolvem trabalhos difíceis.

O relatório afirma que o novo sistema deve se concentrar não apenas no treinamento, mas também na garantia de um fornecimento estável de trabalhadores, em face da escassez de mão de obra no Japão.

Ele também afirma que as regras que impedem que os trabalhadores mudem de empregador devem ser flexibilizadas. O programa atual não permite isso em princípio.

O Japão tem um status de residência para trabalhadores qualificados específicos, sob o qual eles podem estender seus períodos de permanência sem restrições. O relatório afirma que o novo sistema deve facilitar a obtenção de tais posições pelos trabalhadores.

O painel também recomenda requisitos mais rigorosos para as organizações de supervisão que fazem a mediação entre estagiários e empregadores, depois que algumas delas enfrentaram penalidades administrativas por não terem examinado adequadamente as empresas que empregam estagiários.

O painel afirma que emitirá seu relatório final ainda este ano.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img