Espanha, França e Holanda se preparam para evacuar cidadãos do Sudão
As nações européias estão se apressando para tirar seus cidadãos do Sudão em meio à escalada da violência entre os militares e um grupo paramilitar.
O ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, disse na sexta-feira (21), que seu governo está pronto para evacuar o povo espanhol e os de outras nacionalidades.
Ele disse que os aviões militares foram destacados para transportar 60 espanhóis e outras 20 pessoas da Europa e da América Latina.
Albares acrescentou que a Espanha está pedindo um cessar-fogo para que a evacuação possa ocorrer em segurança.
Relatórios na França dizem que pelo menos três aviões da força aérea francesa estão em prontidão em Djibuti após serem despachados na quarta-feira.
O Ministério das Relações Exteriores da França disse na quinta-feira (20), que centenas de cidadãos franceses ainda estão no Sudão. Eles estão sendo instados a permanecer em comunicação com a embaixada francesa e a se abster de sair.
A Holanda enviou aviões de transporte e uma unidade médica para a Jordânia, para preparar a evacuação dos cidadãos holandeses.
Mas os funcionários do governo holandês também dizem não ter certeza se uma evacuação é possível devido à situação instável no terreno.
- Frio intenso provoca falta de água em resort de Hakone - 11 de fevereiro de 2026 2:00 am
- Japão apresenta análise de detritos nucleares de Fukushima - 11 de fevereiro de 2026 1:55 am
- EUA transferirão comando de dois postos da OTAN a europeus - 11 de fevereiro de 2026 1:51 am
















