Encontrado naufrágio da Segunda Guerra Mundial com 850 prisioneiros de guerra australianos
Um navio de transporte japonês, afundado na Segunda Guerra Mundial, foi encontrado no Mar do Sul da China. Mais de 1.000 pessoas estavam a bordo, a maioria delas prisioneiros de guerra da Austrália. Esse é considerado o pior desastre marítimo do país.
Uma equipe de busca apoiada pelo governo australiano anunciou a descoberta no sábado (22). O grupo usou um veículo subaquático não tripulado para localizar os destroços a noroeste da ilha filipina de Luzon.
Eles divulgaram fotos do navio em águas a 4.000 metros de profundidade – mais profundo do que o naufrágio do Titanic.
O Montevideo Maru foi torpedeado em 1942 por um submarino americano sem saber que estava transportando prisioneiros de guerra, incluindo cerca de 850 australianos. Para as famílias das vítimas, essa foi uma descoberta há muito esperada.
O Ministro da Defesa da Austrália, Richard Marles, disse que encontrar o navio “encerra um dos capítulos mais trágicos da história marítima da Austrália”.
A equipe de busca disse que não tem planos de resgatar o navio ou os restos mortais das vítimas, e os resultados da pesquisa serão usados para pesquisas futuras.
- Presidente do Irã, Pezeshkian, diz que governo está pronto para ouvir população - 12 de fevereiro de 2026 2:24 am
- Ogawa e Shina anunciam candidatura à liderança do CRA - 12 de fevereiro de 2026 2:05 am
- China continua testando todos os limite ao invadir águas territoriais japonesas nas Ilhas Senkaku - 12 de fevereiro de 2026 12:12 am
















