Detritos de combustível nuclear provavelmente criaram buracos no reator de Fukushima
A operadora da usina nuclear de Fukushima Daiichi, danificada, afirma que os resíduos de combustível derretido, provavelmente, criaram buracos no vaso de pressão de um de seus reatores.
A Tokyo Electric Power Company, ou TEPCO, informou na segunda-feira suas conclusões em uma reunião da Autoridade de Regulamentação Nuclear.
O reator nº 1 e dois outros sofreram derretimento no terremoto e tsunami de 2011. Os vasos de contenção estão cheios de água para resfriar o combustível.
As autoridades da TEPCO disseram que um vídeo feito por um robô subaquático mostra que um dispositivo instalado no fundo do vaso de pressão do reator está faltando, e há um espaço escuro onde deveria estar o fundo.
As autoridades também disseram que a água de resfriamento está descendo em cascata em direção ao ponto logo abaixo do fundo.
Eles acrescentaram que os dispositivos que permanecem dentro do reator parecem estar cobertos de resíduos de combustível.
As autoridades disseram que essas descobertas os levaram a concluir que o calor dos resíduos de combustível criou os buracos depois que o resfriamento falhou após o tsunami.
A TEPCO disse que analisará as imagens com mais detalhes.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am