Coréia do Norte se prepara para colocar um satélite espião em órbita
A mídia estatal norte-coreana informou que o país avançará com planos de colocar um satélite espião militar em órbita. O lançamento poderia envolver o uso de tecnologia de mísseis balísticos, em violação às resoluções da ONU. Pyongyang diz que a iniciativa é para dissuadir a ameaça de guerra.
A edição de quarta-feira (19), do jornal oficial do Partido dos Trabalhadores informou que o ditador Kim Jong Un inspecionou a Administração Nacional de Desenvolvimento Aeroespacial, com sua filha, na véspera.
Kim foi citado como tendo dito que o satélite de reconhecimento militar número um do país foi concluído em abril, e que um comitê preparatório deveria ser organizado para que seja lançado na data planejada.
Ele disse que isso é crucial para sua estratégia de inteligência e capacidade de proteção contra ameaças militares.
O Rodong Sinmun não forneceu um cronograma para quando o novo satélite poderá ser lançado, mas um importante teste de etapa final foi concluído em dezembro passado.
Em 2016, a Coréia do Norte foi condenada pela ONU por utilizar um míssil balístico de longo alcance sob o pretexto de colocar um satélite em órbita.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am