Banco do Japão realizará sua primeira reunião sob nova presidência nesta quinta-feira
O novo presidente do Banco do Japão, Bank of Japan – BOJ, Ueda Kazuo, realizará sua primeira reunião de política econômica nesta quinta e sexta-feira. Todos os olhos estão voltados para as opiniões que serão apresentadas sobre as perspectivas de preços e a estratégia de saída para a atual flexibilização monetária.
O chefe do banco central do Japão disse na Dieta, esta semana que, a julgar pela situação da economia e dos preços, é apropriado continuar a política de flexibilização com metas para as taxas de juros de curto e longo prazo.
Ueda, que assumiu seu cargo em 9 de abril, também disse que o BOJ irá se mover em direção à normalização de sua política monetária se a tendência básica de aumento de preços atingir 2%. Ele disse, entretanto, que é prematuro mostrar caminhos concretos para essa saída.
Após a reunião, o BOJ tornará pública sua mais recente perspectiva para a economia e os preços e divulgará uma previsão para o ano fiscal de 2025.
Essas previsões virão após um anúncio de que o índice de preços ao consumidor para o ano fiscal de 2022, excluindo alimentos frescos, aumentou 3% em relação ao ano fiscal anterior. Esse é o maior salto em mais de quatro décadas. Muitas empresas deram aumentos salariais a seus funcionários em negociações anuais.
Alguns participantes do mercado estão observando atentamente para ver se o banco central, sob o comando do novo chefe, revisará sua política monetária.
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am
- Netanyahu intensificará ofensiva em Gaza - 5 de agosto de 2025 5:51 am