As Forças de Auto-Defesa do Japão são ordenadas a se prepararem para lançamentos de mísseis da Coréia do Norte
O Ministro da Defesa japonês, Hamada Yasukazu, ordenou às Forças de Autodefesa, Self-Defense Forces – SDF, que tomassem medidas em preparação para um esperado lançamento de mísseis balísticos pela Coréia do Norte.
Sua ordem foi em resposta a uma reportagem da mídia norte-coreana na quarta-feira (19), que dizia que Pyongyang estava na fase final de preparação para o lançamento do que chama o primeiro satélite espião militar do país. O lançamento poderia envolver o uso da tecnologia dos mísseis balísticos.
Em 2012 e 2016, a Coréia do Norte lançou mísseis balísticos aparentes que, segundo ela, eram satélites. Os mísseis sobrevoaram áreas próximas às ilhas Sakishima, na prefeitura de Okinawa.
Hamada emitiu a ordem no sábado (22), levando a Força Aérea de Auto-Defesa a implantar unidades operando o sistema de interceptor PAC3 terrestre, em Okinawa.
O chefe de defesa também ordenou que a Força de Autodefesa Marítima enviasse destroyers equipados com o sistema de rastreamento de mísseis Aegis, que possui um sistema avançado de radar e mísseis interceptores.
Foi dito à Força de Auto-Defesa Terrestre que se preparasse para medidas que minimizassem os danos causados pela queda de objetos que pudessem pousar em Okinawa.
Se a Coréia do Norte lançar um míssil balístico anovamente, violando as resoluções do Conselho de Segurança da ONU, este seria o primeiro desde fevereiro de 2016.
- Coreia do Norte critica Japão por comentário sobre armas nucleares - 21 de dezembro de 2025 10:34 pm
- Mercado matinal de Aomori volta a receber público após alerta sísmico - 21 de dezembro de 2025 10:28 pm
- Mortandade de ostras em Hiroshima ameaça pesca local - 21 de dezembro de 2025 10:23 pm

