8 mil crianças estrangeiras no Japão não recebem educação compulsória
Uma pesquisa governamental constatou que mais de 8.000 crianças estrangeiras vivendo no Japão podem não estar recebendo educação obrigatória.
O Ministério da Educação do Japão vem realizando uma pesquisa anual dos conselhos municipais de educação sobre crianças estrangeiras em idade escolar nos últimos quatro anos.
A última pesquisa mostra que, em maio do ano passado, 136.923 crianças estrangeiras em idade escolar primária ou secundária foram registradas como residentes.
Dentre elas, 8.183 não freqüentavam a escola, ou seu status educacional não pôde ser confirmado. O número está abaixo cerca de 1.800 da pesquisa anterior, mas ainda responde por 6% do total.
Alguns governos locais começaram a tratar do assunto. Eles produzem folhetos multilíngües sobre exames de saúde para crianças em idade pré-escolar.
Em alguns casos, os funcionários que visitam creches descobrem famílias que precisam de apoio para a educação de seus filhos e os conectam com as escolas.
O ministério diz que as autoridades locais estão obtendo uma imagem mais clara da situação das crianças estrangeiras e diz que levam a sério o fato de que muitas crianças não estão recebendo uma educação.
O ministério também diz que alguns residentes estrangeiros não sabem que as crianças podem frequentar a escola gratuitamente. Ele insta as autoridades locais a se certificarem de que as informações sejam fornecidas a residentes não japoneses.