Xi Jinping chega a Moscou para cúpula com Putin
O presidente chinês Xi Jinping chegou a Moscou para realizar conversações de cúpula com o presidente russo Vladimir Putin.
Xi iniciou sua visita de três dias à Rússia na segunda-feira (20). Esta é sua primeira visita desde que a Rússia iniciou sua invasão da Ucrânia, em fevereiro do ano passado. Uma reunião de cúpula está agendada para terça-feira (21).
Antes de sua viagem, Xi contribuiu com um artigo para a mídia russa. Ele escreveu que a China e a Rússia deveriam “injetar novo ímpeto”, focalizando o desenvolvimento e o rejuvenescimento dos dois países.
Ele expressou sua intenção de promover ainda mais a cooperação econômica bilateral e o intercâmbio de pessoal. Ele também enfatizou que seu país desempenhará um papel construtivo para a solução pacífica da crise da Ucrânia.
O gabinete presidencial russo diz que os dois líderes terão um jantar informal junto com apenas seus intérpretes na segunda-feira (20) à noite.
O conselheiro de política externa do Kremlin, Yuri Ushakov, observou que durante as conversações, os dois líderes discutirão as questões mais importantes e sensíveis envolvendo os dois países. Ele sugeriu que os dois, provavelmente, trocarão opiniões francas sobre as questões, incluindo a situação na Ucrânia.
Os observadores dizem que eles procuram aprofundar sua parceria estratégica em uma tentativa de manter os Estados Unidos sob controle.
- Brazilian Day Japan em Toyota terá Saulo Fernandes como convidado especial - 17 de julho de 2025 10:55 am
- EUA e aliados da UE pressionam Irã com prazo nuclear - 17 de julho de 2025 9:23 am
- Parlamento da Ucrânia aprova renúncia do premiê - 17 de julho de 2025 9:15 am