Xi e Putin encerram a cúpula em Moscou exibindo estreitas relações bilaterais
O presidente chinês, Xi Jinping, e seu homólogo russo, Vladimir Putin, encerraram suas conversações de cúpula em Moscou, em uma exibição das relações bilaterais estreitas, aparentemente com o objetivo de manter os Estados Unidos sob controle.
Xi partiu de Moscou na quarta-feira (22), depois de sua visita de três dias à Rússia, que começou na segunda-feira (20).
O gabinete presidencial russo informou que Xi e Putin mantiveram conversações por um total de mais de 10 horas.
Sobre a situação na Ucrânia, não foram apresentadas soluções concretas. Enquanto mostrava apoio à proposta da China que apelava ao diálogo e a um cessar-fogo, Putin culpou o Ocidente. Ele disse que o Ocidente pretende lutar contra a Rússia até o fim. Xi também mostrou vontade de aprofundar ainda mais a cooperação com a Rússia.
Não houve menção específica ao fornecimento de armas chinesas à Rússia, uma perspectiva com a qual os Estados Unidos e outros países estão preocupados.
Enquanto isso, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, criticou a Rússia no Twitter na quarta-feira (22), por continuar seus ataques com drones e mísseis. Ele disse: “Toda vez que alguém tenta ouvir a palavra ‘paz’ em Moscou, outra ordem é dada para tais ataques criminosos”.
Há relatos de possíveis conversas on-line entre Xi e Zelenskyy. O presidente ucraniano disse na terça-feira que nada foi decidido, e não há informações concretas.
Translated with DeepL
- Chuvas torrenciais deixam 17 mortos na Coreia do Sul - 21 de julho de 2025 1:57 am
- Ilhas Tokara registram 2.200 tremores desde junho - 21 de julho de 2025 1:11 am
- Russos limpam túmulos japoneses em ilha disputada nos Territórios do Norte - 21 de julho de 2025 12:46 am