Ucranianos esperam que o Japão assuma papel de liderança na reconstrução do país
Uma pesquisa indica que as pessoas na Ucrânia esperam que o Japão venha a desempenhar um papel de liderança na ajuda à reconstrução do país.
A NHK e uma organização de pesquisa com sede na Ucrânia realizaram uma pesquisa conjunta, em fevereiro, com 1.000 cidadãos ucranianos.
Perguntados sobre o que o Japão pode fazer para apoiar seu país, a maior proporção de entrevistados, 33%, disse ajudar na reconstrução.
O governo japonês já decidiu fornecer um subsídio de cerca de 170 milhões de dólares através da Agência de Cooperação Internacional do Japão, ou JICA. A agência tem ajudado a Ucrânia a restaurar instalações de energia danificadas e a remover minas terrestres e bombas não detonadas.
Na pesquisa, também foi perguntado se as pessoas sabiam da assistência humanitária que o Japão estava fornecendo. Sessenta e um por cento dos entrevistados disseram que estavam ouvindo sobre isso pela primeira vez.
O governo ucraniano tem buscado cooperação com o G7 para ajudá-lo a combater a Rússia.
Kyiv espera que o Japão, que está presidindo as reuniões do G7 deste ano, assuma a liderança ao reunir os países ocidentais e asiáticos para fornecer apoio financeiro e humanitário à Ucrânia.
Os observadores dizem que Kyiv também espera que o Japão continue cooperando para aumentar a pressão econômica e perseguir as acusações de crimes de guerra contra a Rússia.
- Festival do baiacu atrai multidão em Shimonoseki - 13 de fevereiro de 2026 2:21 am
- Radio Shiga transmite reprise especial do programa O Sul em Cima, com Neubaner, Ceumar e Marimbanda - 12 de fevereiro de 2026 9:55 pm
- Falta de mão de obra reduz entregas de onigiri no Japão - 12 de fevereiro de 2026 9:25 pm
















