Seul inicia processo de normalização do pacto de compartilhamento de informações militares com o Japão
O Ministério da Defesa da Coréia do Sul iniciou o processo de normalização de um acordo de compartilhamento de informações militares com o Japão, em consonância com um acordo alcançado pelos líderes dos dois países na quinta-feira (16).
A agência de notícias Yonhap, da Coréia do Sul, citou funcionários do governo como dizendo que o Ministério da Defesa enviou uma carta ao Ministério das Relações Exteriores na sexta-feira (17), solicitando medidas para normalizar o Acordo de Segurança Geral de Informações Militares, ou General Security of Military Information Agreement – GSOMIA.
Ela diz que o Ministério das Relações Exteriores deve enviar uma carta oficial a seu homólogo japonês em breve.
O GSOMIA foi assinado em 2016. Mas três anos mais tarde, a administração anterior da Coréia do Sul notificou o Japão de sua intenção de encerrar o acordo. Mais tarde, o plano foi suspenso, deixando o acordo em um estado incerto.
Na quinta-feira (16), o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol declarou a “normalização completa” do GSOMIA, após uma cúpula com o primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, em Tóquio.
A Yonhap disse que a iniciativa impulsionará a cooperação de segurança entre os dois países e os Estados Unidos. Seus líderes concordaram, em novembro passado, em compartilhar os dados de alerta de mísseis da Coréia do Norte em tempo real.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am