Seul declara a normalização dos laços com Tóquio sobre o compartilhamento de informações militares
O presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, declarou, na reunião de cúpula, a normalização completa do Acordo de Segurança Geral de Informações Militares, ou General Security of Military Information Agreement – GSOMIA.
Yoon fez a declaração em uma conferência de imprensa após a reunião de cúpula com o primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, na quinta-feira (16).
Ambos os países assinaram o acordo em 2016. Mas em 2019, a administração do então Presidente, Moon Jae-in, notificou o Japão de que estava considerando a eliminação do acordo depois que Tóquio intensificou os controles das exportações para a Coréia do Sul.
Yoon também disse que os dois líderes elogiaram o anúncio de uma solução para a questão do trabalho em tempo de guerra como uma base para os dois países discutirem o desenvolvimento orientado para o futuro.
Yoon abordou o 25º aniversário da Declaração Conjunta Japão-Coréia do Sul, emitida pelo então Primeiro Ministro japonês, Obuchi Keizo, e pelo então Presidente sul-coreano, Kim Dae-jung. Ele disse que este encontro foi o primeiro passo para desenvolver o espírito da declaração conjunta e superar a infeliz história entre os dois países, e marca o início de um novo relacionamento.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am