Rússia culpa EUA e aliados por alimentarem o conflito na Ucrânia
Um alto diplomata russo fez comentários em uma conferência de desarmamento para justificar a suspensão da participação de seu país no tratado de controle de armas nucleares “New START” que assinou com os EUA. Os delegados ocidentais deixaram a reunião em protesto enquanto ele fazia as observações.
O vice-ministro russo das Relações Exteriores, Sergey Ryabkov, discursou na quinta-feira (2), em Genebra, na Conferência das Nações Unidas sobre Desarmamento.
Ryabkov disse que a maior ameaça é representada pelos EUA e pela OTAN, com o objetivo de fomentar ainda mais o conflito dentro e em torno da Ucrânia.
Ele disse que a situação em torno do tratado aumentou ainda mais, após as tentativas dos EUA de investigar a segurança das instalações estratégicas russas declaradas sob o tratado, ajudando a Ucrânia a realizar ataques armados contra elas.
Ryabkov também advertiu os países membros da OTAN para pararem de apoiar a Ucrânia. Ele disse que os EUA, juntamente com outros países ocidentais, definiram seu rumo para derrotar estrategicamente a Rússia.
Ryabkov disse que as ações destrutivas dos EUA e seus aliados não só estão provocando uma crise aguda na região euro-atlântica, mas também ameaçando causar as mais graves convulsões na região da Ásia-Pacífico.
Enquanto Ryabkov estava falando, delegados de países, incluindo os EUA, nações européias e Japão, se juntaram a seus homólogos ucranianos e saíram da sala em protesto.
Um enviado do Reino Unido disse que queria mostrar seu apoio aos ucranianos na luta de seu país pela liberdade, acrescentando que “a luta deles é a nossa luta”.
Translated with DeepL
- Japão financia treinamento para policiais da ONU - 28 de março de 2026 3:05 pm
- Kelsie Kimberlin lança “Lady Liberty” em defesa da liberdade - 28 de março de 2026 2:30 pm
- Casablanca: Um amor em tempo de guerra - 28 de março de 2026 1:59 pm






















