Putin e Xi realizam conversações em Moscou e saudam “nova era”
O presidente chinês Xi Jinping reuniu-se com seu homólogo russo, Vladimir Putin. Os dois líderes enquadraram sua relação como “sem limites”.
Putin deu as boas-vindas a Xi no Grand Kremlin Palace na terça-feira (21), o segundo dia de sua viagem de três dias. Eles discutiram seu objetivo comum de proporcionar um contrapeso ao Ocidente. Eles saudaram o que eles chamaram de “nova era”.
Os líderes concordaram que seus laços fortalecidos não constituem uma “aliança militar-política”. Ao invés disso, eles estão se concentrando na colaboração econômica.
Putin diz que os russos estão prontos para atender à crescente demanda de energia da China. Ele também prometeu apoiar as empresas chinesas interessadas em substituir as empresas ocidentais que deixaram a Rússia após a invasão da Ucrânia.
As autoridades chinesas anunciaram a visita como uma “missão de paz”.
Em uma conferência de imprensa, após a reunião, Xi disse: “Somos sempre pela paz e pelo diálogo. Estamos firmemente no lado certo da história”.
Xi apresentou um plano que inclui uma desescalada e, eventualmente, um cessar-fogo.
Putin deu seu apoio por trás das propostas.
Ele disse: “Acreditamos que muitos pontos do plano de paz da China estão em sincronia com as abordagens russas e poderiam formar a base para um acordo pacífico”.
Entretanto, Putin disse que os líderes ucranianos e seus aliados mostraram pouca vontade de acabar com a guerra. Ele acrescentou que o Ocidente pretende lutar contra a Rússia até o “último ucraniano”.
- Japão identifica rocha mais antiga já encontrada no sistema solar - 20 de julho de 2025 1:35 am
- UE reduz teto do petróleo russo para ampliar sanções - 20 de julho de 2025 1:23 am
- Solo radioativo de Fukushima é reutilizado em Tokyo - 20 de julho de 2025 1:14 am