Primeiros exercícios marítimos conjuntos entre Camboja e China
O Camboja e a China realizaram seus primeiros exercícios navais conjuntos em águas cambojanas. Fizeram parte de exercícios anuais entre os países.
Os exercícios conjuntos começaram oficialmente na quinta-feira (23), com uma cerimônia de abertura em um centro de treinamento na província central de Kampong Chhnang. Isto marca o quinto exercício desde 2016.
Hun Manet, vice-comandante-em-chefe das Forças Armadas Reais Cambodjanas, liderou as tropas do lado cambojano. Ele é o filho mais velho do primeiro-ministro cambojano, Hun Sen, e já foi nomeado como seu sucessor.
No início desta semana, o Ministério da Defesa chinês anunciou que um navio anfíbio e dois barcos patrulha cambojanos participaram de treinamentos de formação e exercícios de comunicação no domingo.
Os exercícios ocorreram em meio a reportagens da mídia britânica de que uma base naval no Camboja, em expansão, é para uso militar chinês. Na verdade, o Camboja vem ampliando sua Base Naval Ream com o apoio financeiro chinês. Mas Hun Sen negou, veementemente, que a China irá estacionar forças no porto.
A crescente dependência do Camboja em relação à China continua a levantar suspeitas entre os países ocidentais. Os dois países continuarão os exercícios conjuntos até 8 de abril.
- Filme japonês vence Leopardo de Ouro em Locarno - 17 de agosto de 2025 8:57 am
- Trump defende “paz pela força” em mensagem histórica - 17 de agosto de 2025 8:51 am
- Japão enfrenta forte calor com alerta de insolação - 17 de agosto de 2025 8:27 am