Primeiro ministro japonês Kishida encontra-se com Zelenskyy em Kyiv
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, manteve conversações com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, em Kyiv.
É sua primeira viagem à Ucrânia desde o início da invasão russa.
Kishida disse que Tóquio disponibilizará 30 milhões de dólares através de fundos fiduciários da OTAN para ajudar a Ucrânia a adquirir equipamentos não letais.
Kishida fez uma visita surpresa a Kyiv na terça-feira (21), e anunciou isto em uma conferência de imprensa conjunta com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy.
Kishida disse que, definitivamente, queria visitar a Ucrânia, conhecer Zelenskyy pessoalmente e prestar a solidariedade inabalável de seu país antes de o Japão receber a cúpula do G7 em Hiroshima, em maio.
O primeiro-ministro denunciou a invasão russa de seu vizinho como um ato ultrajante que mina a fundação da ordem internacional.
Ele disse que sua denúncia se tornou mais forte depois que viu a tragédia em Kyiv e na cidade de Bucha, onde muitos civis foram encontrados mortos após a retirada das tropas russas.
Kishida indicou que o Japão mostrará sua determinação em salvaguardar a ordem internacional baseada em regras, e em tratar de questões alimentares globais na cúpula do G7.
Ele prometeu que o Japão fornecerá assistência no valor de 7,1 bilhões de dólares prometidos, e anunciou nova ajuda de 470 milhões de dólares em energia e outros campos.
Kishida disse que o Japão continuará fornecendo um apoio contínuo, acrescentando que seu país permanecerá com a Ucrânia até que a paz retorne à sua bela terra.
Zelenskyy disse estar profundamente feliz que Kishida visitou Kyiv em um momento em que o Japão serve como presidente do G7 e membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU.
O presidente anunciou um plano para participar da cúpula do G7 através de um link de vídeo.
Translated with DeepL
- Japão identifica rocha mais antiga já encontrada no sistema solar - 20 de julho de 2025 1:35 am
- UE reduz teto do petróleo russo para ampliar sanções - 20 de julho de 2025 1:23 am
- Solo radioativo de Fukushima é reutilizado em Tokyo - 20 de julho de 2025 1:14 am