29 C
Kóka
domingo, 20 julho, 2025 1:40: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Primeiro ministro japonês Kishida encontra-se com Zelenskyy em Kyiv

O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, manteve conversações com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, em Kyiv.

Primeiro ministro japonês Kishida encontra-se com Zelenskyy em Kyiv

O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, manteve conversações com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, em Kyiv.

É sua primeira viagem à Ucrânia desde o início da invasão russa.

Kishida disse que Tóquio disponibilizará 30 milhões de dólares através de fundos fiduciários da OTAN para ajudar a Ucrânia a adquirir equipamentos não letais.

Kishida fez uma visita surpresa a Kyiv na terça-feira (21), e anunciou isto em uma conferência de imprensa conjunta com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy.

Kishida disse que, definitivamente, queria visitar a Ucrânia, conhecer Zelenskyy pessoalmente e prestar a solidariedade inabalável de seu país antes de o Japão receber a cúpula do G7 em Hiroshima, em maio.

O primeiro-ministro denunciou a invasão russa de seu vizinho como um ato ultrajante que mina a fundação da ordem internacional.

Ele disse que sua denúncia se tornou mais forte depois que viu a tragédia em Kyiv e na cidade de Bucha, onde muitos civis foram encontrados mortos após a retirada das tropas russas.

Kishida indicou que o Japão mostrará sua determinação em salvaguardar a ordem internacional baseada em regras, e em tratar de questões alimentares globais na cúpula do G7.

Ele prometeu que o Japão fornecerá assistência no valor de 7,1 bilhões de dólares prometidos, e anunciou nova ajuda de 470 milhões de dólares em energia e outros campos.

Kishida disse que o Japão continuará fornecendo um apoio contínuo, acrescentando que seu país permanecerá com a Ucrânia até que a paz retorne à sua bela terra.

Zelenskyy disse estar profundamente feliz que Kishida visitou Kyiv em um momento em que o Japão serve como presidente do G7 e membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU.

O presidente anunciou um plano para participar da cúpula do G7 através de um link de vídeo.

Translated with DeepL

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img