Primeiro-ministro japonês Kishida convida Modi para a cúpula do G7 em Hiroshima
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, convidou seu homólogo indiano, Narendra Modi, para a cúpula do G7 em maio e Modi aceitou.
Os dois líderes se encontraram em Nova Delhi, a capital da Índia, na segunda-feira.
Os dois países concordaram em continuar a se comprometer a manter uma ordem mundial baseada em regras.
Kishida disse a Modi que quer que a cúpula do G7 em Hiroshima seja uma oportunidade para discutir o fortalecimento das relações com nações em desenvolvimento e emergentes, coletivamente conhecidas como o Sul Global.
Os líderes concordaram em promover a cooperação entre as nações do G7 e do G20 nas áreas de financiamento do desenvolvimento, segurança alimentar e meio ambiente.
Em uma conferência de imprensa conjunta, Kishida disse que quer trabalhar junto com Modi para o sucesso da cúpula do G7 em Hiroshima e da cúpula do G20 em Nova Delhi.
Modi disse que o fortalecimento da parceria entre Índia e Japão não só é benéfico para esses países, mas também contribuirá para manter a paz e a estabilidade na região indo-pacífico.
Os líderes também concordaram em avançar com um projeto ferroviário de alta velocidade na Índia e em promover o turismo entre os dois países.
O Japão e a Índia fazem parte da estrutura Quad, que inclui os Estados Unidos e a Austrália.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am