Ícone do site Radio Shiga

Presidente de Taiwan Tsai inicia turnê na América Central, incluindo paradas nos EUA

Presidente de Taiwan Tsai inicia turnê na América Central, incluindo paradas nos EUA

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, iniciou um tour por dois países da América Central na quarta-feira (29). A viagem inclui duas paradas de trânsito nos Estados Unidos, onde ela provavelmente se encontrará com o presidente da Câmara, Kevin McCarthy.

Tsai deverá visitar a Guatemala e Belize via Nova Iorque. As duas nações centro-americanas têm laços diplomáticos com Taiwan. Antes de voltar para casa em 7 de abril, ela fará uma parada em Los Angeles.

Em um aeroporto, antes de sua partida, Tsai emitiu uma declaração dizendo que gostaria de agradecer aos parceiros democráticos por apoiar Taiwan, e que ela dirá ao mundo que Taiwan democrático defende firmemente os valores da liberdade.

O gabinete presidencial de Taiwan ainda não anunciou uma reunião entre Tsai e McCarthy. Mas Mike Gallagher, presidente de um comitê do Congresso dos EUA sobre a China, disse na semana passada que McCarthy se reuniria com Tsai nos EUA.

Os observadores dizem que Tsai quer mostrar os laços estreitos de sua administração com os EUA, com a China, aparentemente, em mente. Eles dizem que ela espera que os resultados da turnê levem ao apoio a um candidato do Partido Democrático Progressista, no poder, nas eleições presidenciais de Taiwan, previstas para o próximo mês de janeiro.

A China diz que se opõe resolutamente a uma reunião entre Tsai e McCarthy. O porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado da China, Zhu Fenglian, disse aos repórteres na quarta-feira (29), que o partido de Tsai está arranjando desculpas para seus desejos políticos e buscando a independência usando várias oportunidades.

Zhu disse que se Tsai tem contato com McCarthy, ele viola gravemente o “Princípio de Uma China” de Pequim, mina a soberania e a integridade territorial da China e constitui uma provocação para destruir a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan. Ela disse que a China tomará contra-medidas se isso acontecer.

Quando a então presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, visitou Taiwan, em agosto passado, a China respondeu com enormes exercícios militares perto de Taiwan.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile