Presidente de Taiwan Tsai inicia turnê na América Central, incluindo paradas nos EUA
A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, iniciou um tour por dois países da América Central na quarta-feira (29). A viagem inclui duas paradas de trânsito nos Estados Unidos, onde ela provavelmente se encontrará com o presidente da Câmara, Kevin McCarthy.
Tsai deverá visitar a Guatemala e Belize via Nova Iorque. As duas nações centro-americanas têm laços diplomáticos com Taiwan. Antes de voltar para casa em 7 de abril, ela fará uma parada em Los Angeles.
Em um aeroporto, antes de sua partida, Tsai emitiu uma declaração dizendo que gostaria de agradecer aos parceiros democráticos por apoiar Taiwan, e que ela dirá ao mundo que Taiwan democrático defende firmemente os valores da liberdade.
O gabinete presidencial de Taiwan ainda não anunciou uma reunião entre Tsai e McCarthy. Mas Mike Gallagher, presidente de um comitê do Congresso dos EUA sobre a China, disse na semana passada que McCarthy se reuniria com Tsai nos EUA.
Os observadores dizem que Tsai quer mostrar os laços estreitos de sua administração com os EUA, com a China, aparentemente, em mente. Eles dizem que ela espera que os resultados da turnê levem ao apoio a um candidato do Partido Democrático Progressista, no poder, nas eleições presidenciais de Taiwan, previstas para o próximo mês de janeiro.
A China diz que se opõe resolutamente a uma reunião entre Tsai e McCarthy. O porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado da China, Zhu Fenglian, disse aos repórteres na quarta-feira (29), que o partido de Tsai está arranjando desculpas para seus desejos políticos e buscando a independência usando várias oportunidades.
Zhu disse que se Tsai tem contato com McCarthy, ele viola gravemente o “Princípio de Uma China” de Pequim, mina a soberania e a integridade territorial da China e constitui uma provocação para destruir a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan. Ela disse que a China tomará contra-medidas se isso acontecer.
Quando a então presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, visitou Taiwan, em agosto passado, a China respondeu com enormes exercícios militares perto de Taiwan.
- Conflito sectário no sul da Síria já deixa mais de mil mortos - 21 de julho de 2025 7:31 am
- Dupla de DJs Belyi & Kirr conquista o mundo com “Good Karma” - 21 de julho de 2025 5:58 am
- Dupla The Beard and The Bird lança balada nostálgica - 21 de julho de 2025 5:44 am