19.3 C
Kóka
sábado, 3 maio, 2025 7:45: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Presidente da Coréia do Sul inicia visita ao Japão nesta quinta-feira (16)

O presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, deve chegar ao Japão nesta quinta-feira para uma cúpula com o primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio.

Presidente da Coréia do Sul inicia visita ao Japão nesta quinta-feira (16)

O presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, deve chegar ao Japão nesta quinta-feira para uma cúpula com o primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio.

A visita de dois dias é a primeira viagem de Yoon ao Japão desde que tomou posse, em maio do ano passado. Ele será acompanhado por sua esposa, Kim Keon-hee.

Após sua chegada, Yoon se reunirá com oficiais da União de Moradores Coreanos no Japão, ou Mindan, durante o almoço. Em seguida, ele manterá conversações com Kishida.

O lado sul-coreano, aparentemente, quer melhorar as relações bilaterais em meio a um ambiente de segurança cada vez mais severo, no qual a Coréia do Norte está acelerando seu desenvolvimento nuclear e de mísseis. Seul espera retomar as visitas mútuas dos líderes japoneses e sul-coreanos. Seul também acredita que um melhor relacionamento contribuirá para fortalecer a colaboração entre o Japão, os Estados Unidos e a Coréia do Sul.

Kishida e Yoon também terão um jantar para aprofundar sua confiança mútua.

Na sexta-feira, o presidente sul-coreano se reunirá com líderes empresariais dos dois países e dará uma palestra em uma universidade em Tóquio. Espera-se que ele faça um apelo para a criação de relações orientadas para o futuro.

O governo sul-coreano anunciou, recentemente, um plano para resolver uma questão trabalhista em tempo de guerra com o Japão. O plano diz que uma fundação afiliada ao governo sul-coreano pagará danos no lugar de empresas japonesas a pessoas que dizem que elas ou seus familiares foram forçados a trabalhar para as empresas durante a Segunda Guerra Mundial. Em 2018, a Suprema Corte da Coréia do Sul ordenou às empresas japonesas que pagassem indenização aos demandantes.

Na Coréia do Sul, algumas pessoas se opõem ao plano. Os observadores dizem que Yoon quer amenizar as críticas, produzindo resultados durante sua visita ao Japão.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img