22.6 C
Kóka
segunda-feira, 21 julho, 2025 8:50: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Okinawa realiza exercício simulado evacuação de residentes em caso de ataque

A prefeitura de Okinawa realizou seu primeiro exercício simulando a evacuação de ilhas remotas no caso de um ataque armado.

Okinawa realiza exercício simulado evacuação de residentes em caso de ataque

A prefeitura de Okinawa realizou seu primeiro exercício simulando a evacuação de ilhas remotas no caso de um ataque armado.

Municípios das ilhas Sakishima, incluindo as cidades de Ishigaki e Miyakojima, participaram do exercício na sexta-feira (17), na sede da prefeitura de Okinawa. As ilhas são próximas a Taiwan. Também participaram funcionários dos bombeiros e da polícia, assim como da Secretaria do Gabinete.

A simulação foi baseada em um cenário de deterioração da situação de segurança em torno do Japão e o governo central pode designar as ilhas como áreas onde os residentes devem ser evacuados para fora da província.

Os participantes confirmaram que cada município consideraria primeiro rotas e métodos de evacuação, e a província faria arranjos com os operadores de transporte para assegurar capacidade de carga suficiente para os evacuados.

Eles decidiram que os residentes na ilha principal de Okinawa se abrigariam dentro de casa, e cerca de 120.000 pessoas nas ilhas Sakishima evacuariam para a ilha principal de Kyushu, no sudoeste do Japão.

As autoridades da província estimaram que a capacidade de transporte poderia ser 2,36 vezes maior do que o nível habitual, se o número de vôos e passageiros fosse aumentado ao máximo.

As autoridades municipais informaram como evacuar seus residentes para áreas fora de cada ilha.

O objetivo do exercício era confirmar os passos em ordem cronológica até quando os residentes começassem a evacuar.

Um funcionário da Província de Okinawa encarregado da gestão de desastres observou após o exercício, da sexta-feira, que muitas questões ainda precisam ser abordadas em relação às evacuações. Ele disse que um desafio é como assegurar a coordenação com os governos locais em Kyushu e em outros lugares para onde os residentes evacuam.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img