Ministros das Relações Exteriores do G20 se reúnem na Índia para discutir a questão ucraniana
Os ministros das Relações Exteriores do G20 iniciam uma reunião de dois dias na capital indiana de Nova Deli nesta quarta-feira (1º).
Espera-se que a reunião se concentre na Ucrânia. Os participantes também devem discutir como lidar com o aumento dos preços da energia e dos alimentos.
O Secretário de Estado norte-americano Antony Blinken, o Ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, e o Ministro das Relações Exteriores chinês, Qin Gang, planejam participar da reunião.
A atenção está voltada para se a Índia, que preside a reunião, será capaz de formar um consenso em meio a divisões cada vez mais profundas entre os países ocidentais e a Rússia, em relação à Ucrânia.
Os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e outros países europeus são fortemente contra a invasão russa da Ucrânia. Eles impuseram sanções econômicas ao país, às quais a China se opõe.
A Índia está assumindo um papel de liderança entre os países emergentes e em desenvolvimento, o chamado “Sul Global”. O país tem enfatizado sua intenção de dar voz a esses países no G20.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















