Ministros da Defesa japonês e alemão concordam em buscar uma estrutura de colaboração
Os ministros da Defesa do Japão e da Alemanha concordaram em buscar uma estrutura legal para promover a cooperação entre as Forças de Autodefesa do Japão e os militares alemães.
O Ministro da Defesa japonês, Hamada Yasukazu, encontrou-se com seu homólogo alemão visitante, Boris Pistorius, por cerca de 30 minutos em Tóquio, no sábado (18).
Ao receber Pistorius, Hamada disse que era a primeira vez em 16 anos que o Ministro Federal de Defesa da Alemanha visitava o Japão.
Hamada avaliou altamente a determinação da Alemanha em contribuir ativamente para a paz e estabilidade da região Indo-Pacífico, o que foi melhor ilustrado pelo destacamento da fragata Bayern da Marinha alemã em 2021 e de uma frota de Eurofighters da Força Aérea em 2022.
Os dois ministros concordaram em coordenar estreitamente a realização de futuros destacamentos de militares alemães para a região do Indo-Pacífico, bem como exercícios conjuntos.
Eles também concordaram em buscar uma estrutura legal para facilitar a cooperação no âmbito do Acordo de Aquisição e Cross-Servicing, ou ACSA.
O acordo permite que a SDF do Japão e os militares alemães forneçam, reciprocamente, suprimentos, tais como alimentos e combustível, bem como serviços de telecomunicação e transporte.
- Dançarinas de quimono celebram tradição sob neve em Aomori - 17 de janeiro de 2026 12:01 am
- Narita volta a registrar fluxo internacional pré-pandemia - 16 de janeiro de 2026 11:20 pm
- Austrália remove 4,7 milhões de contas infantis das redes sociais - 16 de janeiro de 2026 11:15 pm

