Ícone do site Radio Shiga

Memorial de Bucha lembra um ano dos assassinatos cometidos pelos russos

Memorial de Bucha lembra um ano dos assassinatos cometidos pelos russos

Na cidade ucraniana de Bucha, perto da capital Kyiv, foi realizada uma cerimônia memorial no sábado (4), para lembrar as oito pessoas que foram assassinadas por russos um ano atrás.

A cerimônia foi realizada em um edifício na Rua Yablunska, que ficou conhecido como “A Rua dos Mortos”, pois foram encontrados lá cadáveres de muitos civis após a retirada das forças russas.

Autoridades locais dizem que oito homens que foram capturados pelas tropas russas foram levados para o lado de um edifício e mortos a tiros em 4 de março de 2022.

As autoridades dizem que imagens de câmeras de segurança e relatos de testemunhas confirmaram os assassinatos.

Os enlutados ofereceram flores e velas em frente ao muro, onde fotografias dos mortos e bandeiras ucranianas haviam sido colocadas.

Após uma oração, os enlutados falaram de seus entes queridos que foram mortos e como se sentiam.

Nataliia Matviychuk, que perdeu seu irmão de 37 anos, disse à NHK que a dor que ela sente é excruciante e que ficará com ela para o resto de sua vida.

Ela acrescentou que todos foram transformados e que ninguém pode voltar a ser quem era antes da agressão.

O vice-prefeito que conduziu a cerimônia disse que o dia é muito significativo para eles e que querem lembrar os nomes das vítimas e esperar que os culpados sejam punidos.

Os corpos de mais de 400 civis foram encontrados em Bucha, após a retirada das tropas russas da cidade.

O Ministério Público ucraniano e o Tribunal Penal Internacional estão investigando, já que algumas ações das tropas russas podem constituir crimes de guerra.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile