Memorial conjunto realizado na ilha Iwo Jima para homenagear os mortos de guerra japoneses e americanos
Grupos de pessoas do Japão e dos Estados Unidos realizaram uma cerimônia memorial na ilha japonesa de Ioto, que está localizada no Pacífico, para os soldados que morreram lá durante a Segunda Guerra Mundial. A ilha também é conhecida como Iwo Jima.
Foi o local de batalhas ferozes durante os dias de encerramento da guerra. Cerca de 21.900 soldados japoneses e aproximadamente 6.800 militares americanos perderam suas vidas nos combates.
Cerca de 200 famílias enlutadas e oficiais do governo do Japão e dos Estados Unidos participaram da cerimônia deste ano, no sábado (25). As famílias americanas não puderam comparecer durante os últimos três anos, devido à pandemia do coronavírus.
Teramoto Tetsuro lidera um grupo de famílias de soldados que morreram na ilha. Ele fez um discurso durante a cerimônia.
Teramoto disse que as pessoas deveriam se lembrar que a paz e a prosperidade que desfrutam hoje é fundada nos sacrifícios honrosos feitos por soldados corajosos que amavam suas pátrias e famílias, e nos esforços incansáveis dos dois países.
Em um discurso, Norman Smith, presidente da Associação Iwo Jima da América, disse: “A reconciliação que testemunhamos hoje é o fundamento duradouro da amizade histórica entre os Estados Unidos e o Japão”.
Os participantes então depositaram flores e observaram um momento de silêncio para os mortos.
Eles também visitaram a escavação subterrânea, onde o exército japonês tinha estabelecido seu centro de comando, e a colina conhecida como Suribachiyama, onde foi travada uma batalha feroz.
- Loja de carros de brasileiro sofre nova tentativa de furto - 7 de agosto de 2025 8:47 am
- SV & Alyssa Jane lançam “Our Game” com clima soultrônico - 7 de agosto de 2025 8:20 am
- Eric Hagen lança “Accuse Me” com alma e melancolia - 7 de agosto de 2025 7:48 am