Lai, vice-presidente de Taiwan, garante a nomeação como candidato presidencial do DPP
O vice-presidente de Taiwan, Lai Ching-te, garantiu seu lugar na eleição presidencial de 2024 como candidato do Partido Democrático Progressista, ou Democratic Progressive Party – DPP, no poder.
Lai foi a única pessoa a se registrar até o prazo final na sexta-feira (17), para concorrer às eleições primárias do DPP. A eleição presidencial deverá ocorrer em janeiro do próximo ano.
Tsai Ing-wen está também no DPP, mas não pode concorrer novamente, pois a Constituição de Taiwan limita o mandato do presidente a dois mandatos.
Lai foi primeiro-ministro antes de ser nomeado vice-presidente, em maio de 2020. Ele foi eleito presidente do DPP, em janeiro.
Lai disse na quarta-feira (15), quando se inscreveu para as primárias, que quer ter a chance de unir o povo de Taiwan, melhorar a economia, salvaguardar a democracia, reforçar a defesa e preservar a paz.
Enquanto foi primeiro-ministro, Lai definiu-se como um “trabalhador pragmático para a independência de Taiwan”. Mas depois de assumir o posto de líder do DPP, ele disse que não há necessidade de Taiwan declarar a independência porque “já é”. Lai enfatizou que ele continuará a política de Tsai sobre questões de cross-strait.
O principal concorrente do DPP, Kuomintang, tem como objetivo reconquistar o poder nas eleições de 2024, depois de ter sido a oposição por oito anos. O partido ainda tem que escolher seu candidato presidencial.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am