Japão suspende controle da exportação de materiais de alta tecnologia para a Coréia do Sul
O Ministério da Indústria do Japão suspendeu o controle das exportações para a Coréia do Sul de três materiais necessários para a produção de semicondutores. O Japão reforçou os controles das exportações em 2019.
No mesmo dia, o Ministério do Comércio da Coréia do Sul anunciou que o país retirou uma queixa que apresentou à Organização Mundial do Comércio em resposta às medidas japonesas mais rigorosas.
O ministério japonês anunciou, agora, que as empresas japonesas e outras certificadas como tendo controles de exportação adequados para os três materiais não precisarão mais solicitar licenças de exportação para a Coréia do Sul por 3 anos, em princípio.
A medida ocorre após uma reunião entre os altos funcionários dos dois países no início deste mês, a primeira de seu tipo em três anos. Os governos dos dois países anunciaram que a Coréia do Sul retirará a queixa junto à OMC, enquanto o Japão analisará a operação de controle do envio de materiais de alta tecnologia para Seul.
As medidas de 2019 do Japão cobriram as exportações de fluoreto de hidrogênio de alta pureza, poliimida fluorada e resistência para a Coréia do Sul.
A Coréia do Sul reagiu ao endurecimento das regras apresentando uma reclamação na OMC em 2020.
Também em 2019, o Japão retirou a Coréia do Sul de uma lista de países com direito a procedimentos simplificados de exportação.
Com relação ao assunto, as autoridades japonesas dizem que continuarão as conversações com o governo sul-coreano, para decidir se o país deve ser reintegrado na lista.
- Relatório dos EUA estimava 100 mil mortos em Hiroshima depois da bomba atômica - 7 de agosto de 2025 1:38 am
- População japonesa encolhe mais de 900 mil em um ano - 7 de agosto de 2025 1:34 am
- Putin recebe enviado especial dos EUA em Moscou - 7 de agosto de 2025 1:26 am