Japão, Reino Unido e Itália confirmam cooperação no desenvolvimento de novo caça
Os ministros da Defesa do Japão, Grã-Bretanha e Itália confirmaram sua estreita cooperação em um projeto conjunto para desenvolver um caça de última geração.
O Ministro da Defesa japonês, Hamada Yasukazu, encontrou-se com o Secretário de Defesa britânico, Ben Wallace, e o Ministro da Defesa italiano, Guido Crosetto, em Tóquio na quinta-feira (16).
As três nações fizeram o acordo sobre o caça em dezembro. O novo avião de combate substituirá os jatos de caça F-2 da Força Aérea de Auto-Defesa do Japão.
Hamada disse, no início das conversações, de uma hora, que o projeto conjunto se tornará a base de uma cooperação mais ampla por parte dos três países por muitas gerações. Ele disse que a colaboração também contribuirá significativamente para impulsionar a segurança global.
Hamada disse querer confirmar a unidade entre as três nações e sua forte intenção para o projeto.
Os três ministros concordaram, na reunião, que os governos e empresas de seus países cooperarão estreitamente no empreendimento conjunto.
Também participaram da reunião altos funcionários da Mitsubishi Heavy Industries do Japão, da BAE Systems da Grã-Bretanha e do Leonardo da Itália. As três empresas participarão do projeto de desenvolvimento.
O Ministério da Defesa do Japão planeja implantar o novo avião de caça por volta de 2035.
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am
- Hiroshima destaca sobreviventes em apelo por paz duradoura - 3 de agosto de 2025 1:28 am