Japão informou antecipadamente a Rússia sobre a visita do Primeiro-Ministro Kishida à Ucrânia
Segundo a NHK, o governo japonês havia informado previamente a Rússia sobre a visita do primeiro-ministro, Kishida Fumio, à Ucrânia.
Kishida chegou em Kyiv na terça-feira (21), através da Polônia, após sua visita à Índia, sem qualquer anúncio público prévio. Ele se encontrou com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, na capital.
Fontes do governo japonês dizem que Tóquio avisou previamente Moscou sobre a visita de Kishida à Ucrânia através dos canais diplomáticos.
O secretário chefe de gabinete japonês, Matsuno Hirokazu, disse na Dieta na quarta-feira (22), que o governo ucraniano tomou total responsabilidade pelas medidas para garantir a segurança do primeiro-ministro durante a visita.
Matsuno também explicou que essas medidas incluem a aquisição de informações sobre ataques militares russos, bem como uma possível evacuação com base nessas informações.
O secretário de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, Ono Hikariko, disse aos repórteres na quarta-feira (22), que funcionários do Gabinete do Primeiro Ministro e do Ministério das Relações Exteriores acompanharam Kishida em sua visita à Ucrânia.
Ela disse que o número de funcionários foi minimizado em função das medidas de segurança na Ucrânia e das visitas passadas de outros líderes estrangeiros a Kishida.
Ono também disse que todas as medidas possíveis foram tomadas para garantir a segurança após cuidadosa coordenação com o governo ucraniano. Ela acrescentou que o compartilhamento de informações sobre a visita foi estritamente limitado.
Enquanto isso, o governo e os grupos de oposição concordaram que Kishida apresentará um relatório sobre sua visita à Ucrânia em uma sessão plenária da Câmara e responderá às perguntas dos legisladores na sexta-feira (24), depois de voltar para casa.
Na Câmara Alta, os partidos do governo e da oposição estão em discussões para que Kishida apresente um relatório sobre sua visita na segunda-feira (27).
- Chuvas torrenciais deixam 17 mortos na Coreia do Sul - 21 de julho de 2025 1:57 am
- Ilhas Tokara registram 2.200 tremores desde junho - 21 de julho de 2025 1:11 am
- Russos limpam túmulos japoneses em ilha disputada nos Territórios do Norte - 21 de julho de 2025 12:46 am