Inflação na Argentina passa dos 100%
As famílias na Argentina estão sendo pressionadas até o limite, pois a inflação histórica leva os preços a novos patamares. Em fevereiro, os consumidores viram o custo dos bens cotidianos mais do que dobrar em relação a um ano antes.
Dados do governo mostram que durante o período de 12 meses, o índice de preços ao consumidor argentino subiu para 102,5%. É a primeira vez, desde 1991, que a inflação anual atinge números triplos.
Os preços da carne, frutas e outros alimentos estão sendo atingidos de forma particularmente dura, em parte como resultado de uma seca que bateu recorde.
A crise econômica está sendo agravada por um queda no peso. A moeda argentina está sendo fortemente afetada pelas recentes altas das taxas de juros nos EUA.
Um açougueiro, que dirige um negócio na capital, Buenos Aires, disse: “Todos estão sofrendo, tanto os vendedores quanto os compradores. É uma situação muito estressante”.
A seca que assola o país sul-americano é, segundo informações, a pior em 60 anos. Espera-se que as colheitas de milho e soja caiam drasticamente, o que faz temer que mais aumentos de preços estejam a caminho.
- Festival do sanma atrai multidão em Nemuro, Hokkaido - 28 de setembro de 2025 5:50 am
- OTAN ameaça abater jatos russos após novas incursões - 28 de setembro de 2025 5:37 am
- EUA devem limitar tarifa farmacêutica do Japão a 15% - 28 de setembro de 2025 5:30 am