Inflação em Tóquio tem a maior alta e mais de 40 anos no ano fiscal de 2022
Os aumentos de preços em Tóquio, no último ano, excederam praticamente tudo, desde o início dos anos 80 – sem contar os anos de aumento dos impostos sobre o consumo. As famílias foram especialmente atingidas pelo aumento do custo dos alimentos, da eletricidade e do gás.
As autoridades governamentais dizem que o índice de preços ao consumidor para os 23 distritos da cidade saltou 2,9%. Esse número não inclui o custo dos alimentos frescos, que varia de acordo com o clima.
A última vez que a capital registrou um pico tão alto nos preços foi no ano fiscal de 1989. Mas isso se deveu a um aumento do imposto sobre o consumo, e o número baixou no ano seguinte. Excluindo 1989, o último aumento é o maior desde o ano fiscal de 1982.
Os subsídios do governo têm ajudado a aliviar a pressão. O estímulo tem sido parcialmente responsável pelo declínio da inflação na capital, nos últimos dois meses. O IPC de Tóquio, considerado um indicador líder da inflação em todo o país, caiu de 4,3% em janeiro para 3,2% em março.
Translated with DeepL