Fórum de desarmamento nuclear será realizado em Tóquio, em abril
Uma reunião de um fórum internacional promovido pelo primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, para discutir o desarmamento nuclear será realizada em Tóquio, em abril.
O Ministro das Relações Exteriores do Japão, Hayashi Yoshimasa, fez o anúncio na terça-feira (14). Ele disse que a segunda reunião do Grupo Internacional de Pessoas Eminentes por um Mundo sem Armas Nucleares será realizada nos dias 4 e 5 de abril.
Delegados tanto de potências nucleares quanto de Estados não nucleares, incluindo Japão, Estados Unidos, Rússia e China, deverão participar da reunião. Alguns participarão online.
Kishida pretende emitir uma forte mensagem para alcançar um mundo livre de armas nucleares na cúpula do G7, a ser realizada em Hiroshima, em maio. Espera-se que as discussões na próxima reunião sejam realizadas com vistas ao plano.
O Ministro das Relações Exteriores, Hayashi, também disse que o Japão contribuirá em breve com 10 milhões de dólares para a ONU, para um fundo destinado a convidar os jovens de fora do Japão para as cidades atingidas por bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki. O objetivo é dar aos futuros líderes oportunidades de aprender o que acontece quando as armas nucleares são usadas.
O primeiro-ministro Kishida anunciou o plano de criação do fundo no ano passado.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















