Finlândia obteve liberação para aderir à OTAN
Líderes na Finlândia e na Suécia assistiram uma invasão de tropas russas na Ucrânia e decidiram pôr fim a décadas de neutralidade. Eles comprometeram-se a aderir à OTAN juntos. Agora, os finlandeses estão dispostos a aderir à aliança por conta própria.
Todos os 30 países da OTAN têm que aprovar quaisquer novos membros. Entretanto, os líderes na Turquia levantaram objeções. Eles argumentaram que ambos os países eram brandos com relação ao terrorismo. Eles mantiveram meses de conversações e depois abriram o caminho para a Finlândia. Na quinta-feira (29), os legisladores turcos acrescentaram sua aprovação.
Antes da guerra, a maioria dos finlandeses se opunha à adesão à aliança. Alguns ainda se preocupam em ser arrastados para os assuntos de outros países.
Um homem disse: “Os finlandeses fizeram bem em servir como fronteira entre o Oriente e o Ocidente. Mas temos seguido as tendências atuais, e é difícil confiar em algumas coisas. Talvez a OTAN traga essa segurança”.
Os líderes turcos estão mantendo a Suécia em espera. Eles dizem que o país não fez o suficiente para reprimir os grupos curdos, que consideram terroristas.
Os diplomatas russos alertaram que a adesão à aliança tornaria ambos os países “alvos legítimos”. A Finlândia compartilha uma fronteira com a Rússia. Os diplomatas dizem que sua adesão quase dobrará a extensão das fronteiras compartilhadas com a OTAN.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















