Filipinas e China concordam em dialogar sobre disputas marítimas
Altos diplomatas da China e das Filipinas concordaram em continuar a abordar as disputas no Mar do Sul da China através de um diálogo pacífico. Eles se reuniram em Manila em meio a tensões crescentes nos últimos meses.
O vice-ministro chinês das Relações Exteriores, Sun Weidong, e a subsecretária das Relações Exteriores das Filipinas, Maria Theresa Lazaro, encerraram dois dias de discussões na sexta-feira (24).
Sun disse: “A China e as Filipinas são vizinhos e parceiros”. Ambos precisamos permanecer comprometidos em ser bons vizinhos, aprofundar a cooperação mutuamente benéfica e aumentar a compreensão mútua, bem como a confiança”.
Lazaro disse que as questões marítimas em andamento continuam sendo uma séria preocupação para seu país. Ela acrescentou “Os líderes de nossos dois países concordaram que as questões marítimas devem ser tratadas através da diplomacia e do diálogo e nunca através de coerção e intimidação. A reunião de hoje é uma tentativa de dar seguimento a essa decisão”.
O acordo a que Lazaro se referiu foi feito em janeiro, quando seus presidentes se reuniram em Pequim. Mas as tensões têm aumentado desde então.
Isto segue as atividades da China no Mar do Sul da China e um acordo entre Manila e Washington que dá às forças americanas maior acesso às bases filipinas.
- Trump e Putin realizam cúpula histórica em base militar no Alasca - 16 de agosto de 2025 10:01 am
- Trump e Putin se encontram no Alasca para discutir cessar-fogo - 16 de agosto de 2025 4:57 am
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am