Equipe japonesa faz inspeção de edifícios e infra-estrutura na Turquia
Um grupo de especialistas japoneses está no sul da Turquia para inspecionar edifícios e infra-estrutura danificados pelos terremotos do mês passado.
A equipe é formada por 11 especialistas, incluindo peritos em arquitetura e planejamento urbano do Ministério da Terra e da Agência de Cooperação Internacional do Japão, ou JICA. Eles chegaram ao sul da Turquia no início deste mês.
No domingo (12), a equipe visitou um dos distritos mais duramente atingidos em Kahramanmaras.
Os peritos inspecionaram um condomínio danificado para ver se os postes e vigas estavam firmemente conectados por varas de reforço de aço.
Eles também conversaram com os moradores do condomínio sobre os tremores e os danos aos interiores.
O líder da equipe, Odawara Yuichi, do Ministério da Terra, disse que o objetivo da pesquisa é avaliar como fornecer assistência eficaz à Turquia com base na experiência do Japão como um país propenso a terremotos.
A equipe concluirá a pesquisa na quarta-feira (15). Se necessário, pesquisas adicionais provavelmente se seguirão, para ajudar a reconstrução da Turquia.
O terremoto, de magnitude 7,8, em 6 de fevereiro e os tremores resultantes deixaram cerca de 54.000 pessoas mortas na Turquia e na vizinha Síria.
Na Turquia, cerca de 230.000 casas e outros edifícios foram severamente danificados.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















