Cronologia das visitas dos líderes do G7 à Ucrânia
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, é o último dos líderes do G7 a visitar a Ucrânia desde o início da invasão russa.
O ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson tornou-se o primeiro líder do G7 a visitar o país, em abril do ano passado. Seu sucessor, o primeiro-ministro Rishi Sunak, foi em novembro. Sunak anunciou ajuda militar adicional, incluindo armas antiaéreas e radares para combater os ataques com drones russos.
O primeiro ministro canadense Justin Trudeau encontrou-se com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy em Kyiv, em maio último. Ele prometeu fornecer armas pequenas e munições, e ajuda para a remoção de minas terrestres.
Em junho, os líderes da França, Alemanha e Itália se dirigiram à Ucrânia para mostrar seu apoio, prometendo mais ajuda militar e apoiando a proposta de Kyiv de aderir à União Européia.
A primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, que tomou posse no outono passado, visitou a Ucrânia em fevereiro deste ano. Ela disse que a Itália forneceria ao país um sistema de mísseis terra-ar.
No mesmo mês, o presidente americano Joe Biden fez uma visita sem aviso prévio à Ucrânia para se encontrar com Zelenskyy, dias antes do aniversário de um ano da invasão.
- Conflito sectário no sul da Síria já deixa mais de mil mortos - 21 de julho de 2025 7:31 am
- Dupla de DJs Belyi & Kirr conquista o mundo com “Good Karma” - 21 de julho de 2025 5:58 am
- Dupla The Beard and The Bird lança balada nostálgica - 21 de julho de 2025 5:44 am