Coréia do Sul retira queixa na OMC uma vez que o Japão flexibiliza o controle das exportações
O governo da Coréia do Sul anunciou que retirará uma denúncia que apresentou à Organização Mundial do Comércio – OMC, em 2020, em resposta à decisão do Japão de restringir os controles das exportações para o país.
O anúncio chega quando Tóquio diz que está programado para flexibilizar os controles sobre o envio de materiais de alta tecnologia para Seul. Isso ocorreu após uma reunião de três dias entre os países vizinhos, em nível de diretoria.
O Japão reforçou as regras para exportar os materiais usados para semicondutores e displays LED orgânicos em 2019, citando preocupações de segurança. As empresas japonesas são os principais fabricantes de tais produtos.
A Coréia do Sul reagiu aos controles apresentando uma denúncia na OMC em 2020, dizendo que a medida violava as regras do comércio internacional.
O Ministro do Comércio, Indústria e Energia, Lee Chang-yang, disse em uma coletiva de imprensa que o acordo é o primeiro passo para construir confiança e servirá como base para a cooperação econômica entre os dois países.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am