Coréia do Norte diz que ONU deve exigir a suspensão dos exercícios conjuntos EUA-Coréia do Sul
O Ministério das Relações Exteriores da Coréia do Norte diz que as Nações Unidas devem exigir a suspensão imediata dos exercícios militares conjuntos das forças armadas dos EUA e da Coréia do Sul.
O vice-ministro das Relações Exteriores da Coréia do Norte para organizações internacionais emitiu uma declaração através da mídia estatal no domingo (5). O comunicado foi antecipado aos exercícios conjuntos EUA-Coreia do Sul programados para 13 a 23 de março.
A declaração criticou os exercícios conjuntos EUA-Coréia do Sul, incluindo um exercício aéreo conjunto realizado na sexta-feira (3). Disse que a situação na Península Coreana está avançando numa direção muito preocupante devido a atos irresponsáveis dos dois países.
A declaração conclamou a ONU e a comunidade internacional a instar fortemente os EUA e a Coréia do Sul a suspenderem imediatamente os exercícios militares conjuntos. Dizia que os exercícios estão “elevando, irresponsavelmente, o nível de confrontação” na península.
A declaração também dizia: “Se necessário, qualquer um pode dar uma contra-demonstração da mesma forma, e então o resultado será bem claro”.
Há preocupações de que Pyongyang possa tomar outras ações provocatórias para coincidir com os exercícios conjuntos planejados.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am
















