Começa reforma da Base Aérea das Filipinas sob o acordo de defesa com EUA
Os trabalhos de reabilitação das pistas começaram em uma base aérea nas Filipinas, sob um acordo de cooperação de defesa com os Estados Unidos.
Os trabalhos de atualização de uma pista de 2.800 metros na Base Aérea de Basa estão sendo financiados pelos Estados Unidos. O projeto responde por 80% dos fundos a serem gastos em cinco bases militares, no âmbito do pacto bilateral.
O acordo de 2014 deu às forças americanas acesso a cinco bases nas Filipinas, com a condição de que os EUA arcassem com os custos de construção da infra-estrutura.
Mas sua implementação parou quando as relações entre os países estavam tensas, quando o ex-presidente Rodrigo Duterte estava no poder.
Durante uma cerimônia de lançamento do pacto na segunda-feira (20), o chefe de defesa das Filipinas, Carlito Galvez, disse que a implementação do pacto está, agora, em pleno andamento, após quase oito anos de atraso. Ele expressou o desejo de um maior envolvimento dos EUA em projetos em seu país.
Diante dos desafios marítimos da China no Mar do Sul da China, o governo do presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., que tomou posse no ano passado, intensificou os esforços para modernizar as instalações militares do país. Em fevereiro, também concedeu aos Estados Unidos acesso a quatro bases militares, além das cinco localidades sob o acordo de 2014.
O aumento do número de bases disponíveis para as forças norte-americanas também deve reforçar a dissuasão contra possíveis ações chinesas em torno de Taiwan.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am