China está construindo uma base naval secreta no Camboja
Um site de defesa britânico informa que uma base naval no Camboja, em processo de expansão, é para uso militar chinês. O líder do Camboja negou o relatório.
O Camboja vem ampliando a Base Naval Ream com o apoio financeiro chinês. O Wall Street Journal noticiou em 2019 que o governo cambojano concluiu, secretamente, um acordo que permite aos militares chineses usar a base naval em troca da assistência.
Agora, a Tecnologia Naval publicou uma série de análises baseadas em imagens de satélite. Diz-se que mostram estacas para um cais grande e permanente que se estende em águas suficientemente profundas para servir porta-aviões.
O Primeiro Ministro Hun Sen, na quinta-feira, descartou as informações de que a China colocará forças no porto marítimo, dizendo que eles difamam o Camboja. Ele disse que os militares da China e as forças de outras nações serão apenas visitantes na base.
A crescente dependência do Camboja da China para o desenvolvimento econômico e os crescentes laços de segurança dos países, incluindo o treinamento militar conjunto que começou na segunda-feira, continuam a levantar suspeitas entre os países ocidentais.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am