Biden sedia cúpula online para a Democracia
O Presidente dos EUA, Joe Biden, diz ter visto “uma unidade sem precedentes”, enquanto o povo está com os ucranianos contra a invasão russa. Ele citou isso como prova de progresso ao sediar uma de suas iniciativas de assinatura, a Cúpula para a Democracia.
Na quarta-feira (29), os líderes de mais de 100 países compartilharam idéias on-line com outros de grupos cívicos e da comunidade empresarial. Biden disse-lhes que, juntos, eles estão “virando a maré”.
Ele disse: “Acredito que este é o desafio decisivo de nossa era. E hoje podemos dizer com orgulho que as democracias do mundo estão ficando mais fortes, não mais fracas”.
Biden prometeu 690 milhões de dólares para apoiar a “governança transparente”, apoiar a liberdade de imprensa e combater a corrupção em todo o mundo.
Zelenskyy juntou-se às conversações e disse que a luta pela democracia em seu país pode servir de exemplo.
Ele disse: “Isto está decidindo o destino não só da Ucrânia, mas de todos que estão acostumados a viver livremente”.
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, falou sobre sua visita, na semana passada, a Kyiv. O Japão está presidindo o G7 este ano e servindo como membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU. Kishida reiterou sua determinação de manter a ordem internacional com base no Estado de Direito.
O Primeiro Ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse a outros líderes que seu país continua sendo uma “democracia robusta” no meio de um “intenso debate público”. Os manifestantes qualificaram seu plano de enfraquecer o sistema judiciário como uma “ameaça existencial à democracia”. Biden disse a ele para “se afastar dela”.
- Conflito sectário no sul da Síria já deixa mais de mil mortos - 21 de julho de 2025 7:31 am
- Dupla de DJs Belyi & Kirr conquista o mundo com “Good Karma” - 21 de julho de 2025 5:58 am
- Dupla The Beard and The Bird lança balada nostálgica - 21 de julho de 2025 5:44 am