Biden insta punições para os executivos dos bancos
O presidente americano, Joe Biden, presenciou o colapso de dois bancos americanos na semana passada e outro que foi forçado a aceitar um resgate financeiro. Agora, ele está pedindo que os executivos de instituições financeiras falidas sejam responsabilizados.
Biden divulgou uma declaração na sexta-feira (17), exortando o Congresso a facilitar a “recuperação” da compensação dos líderes dos bancos falidos. Isso inclui ganhos com a venda de ações. A declaração diz que as leis atuais limitam a autoridade dos reguladores para responsabilizar os executivos.
Os principais gerentes do Silicon Valley Bank e do Signature Bank já foram removidos. Ambas as empresas estão, agora, sob o controle dos reguladores. E na sexta-feira, funcionários da empresa-mãe do Silicon Valley Bank, o Grupo Financeiro SVB, entraram com pedido de falência.
Biden quer que os reguladores sejam capazes de proibir os executivos de voltar ao setor bancário. Ele também quer poder impor sanções civis.
Na quinta-feira, a Secretária do Tesouro, Janet Yellen, disse ao Comitê Financeiro do Senado que os reguladores “precisam analisar cuidadosamente” o que aconteceu e reexaminar suas “regras e supervisão”. Entretanto, ela enfatizou que o sistema bancário é “sólido”.
Ainda assim, os investidores estão se perguntando como a turbulência afetará a reunião da próxima semana do Federal Reserve e se ela levará os formuladores de políticas a reduzirem seus aumentos das taxas de juros.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















