A China estabelece laços diplomáticos com Honduras
A China e Honduras estabeleceram laços diplomáticos no domingo (26), depois que o país centro-americano anunciou um rompimento dos laços diplomáticos com Taiwan. Isto eleva o número de Estados soberanos que reconhecem Taiwan para 13 – o menor de todos os tempos.
A China informou que o Ministro das Relações Exteriores, Qin Gang, e o Ministro das Relações Exteriores de Honduras, Eduardo Enrique Reina, se reuniram em Pequim no domingo (26), e assinaram um comunicado conjunto para estabelecer laços diplomáticos.
O comunicado diz que os dois governos concordam em desenvolver relações amistosas com base nos princípios de respeito mútuo pela soberania e integridade territorial e não-interferência nos assuntos internos um do outro.
Honduras cortou os laços diplomáticos com Taiwan, afirmando que reconheceu a República Popular da China como o único governo legítimo que representa toda a China e que Taiwan é uma parte inseparável do território chinês.
A presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, deve partir na quarta-feira (29), para uma visita à Guatemala e Belize, que mantêm laços diplomáticos com Taiwan.
Espera-se que ela se encontre com o Presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy, no caminho de volta. Pequim se opõe fortemente à reunião planejada.
Taiwan deverá realizar uma eleição presidencial em janeiro de 2024. A China está intensificando a pressão antes das eleições.
O vice-presidente de Taiwan, Lai Ching-te, deve se candidatar pelo Partido Democrático Progressista, do governo Tsai.
- Japão doa tecnologia de reabilitação para crianças ucranianas - 24 de julho de 2025 3:59 am
- Interpol retira ativista anticaça às baleias de lista global - 24 de julho de 2025 3:53 am
- Forte calor atinge Hokkaido e desafia moradores - 24 de julho de 2025 3:48 am