Ícone do site Radio Shiga

Zelenskyy se reúne com líderes da União Europeia

Zelenskyy se reúne com líderes da União Europeia

Os líderes na Europa reafirmaram o apoio ao povo da Ucrânia e a seu presidente. Eles visitaram Volodymyr Zelenskyy para uma cúpula na sexta-feira (3), em Kyiv.

Mais uma vez o encorajaram a aderir à União Européia, mesmo que a adesão plena ainda esteja muito distante.

Zelenskyy ajudou a Ucrânia a obter o status de candidato formal em junho. Ele exortou os líderes a progredir e ajudar a acelerar a candidatura.

Ele disse: “Nosso objetivo este ano é iniciar as negociações de adesão à União Européia”.

Mas os líderes da UE dizem que não estabeleceram nenhum “cronograma rígido”. O Presidente do Conselho Europeu Charles Michel disse: “A Ucrânia fez esforços e progressos consideráveis, especialmente na reforma judicial e no combate à corrupção. Nós encorajamos a Ucrânia a continuar a fortalecer o Estado de direito”.

Ainda assim, eles prometeram que seu futuro está junto e se comprometeram com outra rodada de sanções contra a Rússia.

O pacote será concluído até 24 de fevereiro, o primeiro aniversário da invasão. Custaria à Rússia cerca de 10 bilhões de euros.

Os líderes ucranianos acreditam que o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou que suas tropas tomassem toda a região oriental de Donbas até março.

Mas os analistas do Instituto para o Estudo da Guerra dizem que Putin pode ter sobrestimado as capacidades de seu exército.

Eles dizem que não viram nenhuma evidência de que suas forças tenham sido capazes de restaurar o poder de combate que perderam desde o início da invasão.

O New York Times relata que o número de tropas russas mortas e feridas está se aproximando de 200.000. Citando oficiais americanos e de outros países ocidentais como dizendo que os líderes em Moscou estão enviando recrutas mal treinados para as linhas de frente.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile